spacer logotipo spacer
spacer
Inicio | Descrição | Condições | Requisitos | Configuração | Cobertura | Perguntas Frequentes | Contactos | Links
spacer
Descrição

  • O projecto eduroam


    O projecto eduroam (Education Roaming) tem por objectivo principal disponibilizar à comunidade académica Europeia um serviço de mobilidade entre campus Universitários.

    A crescente mobilidade de estudantes dentro da comunidade académica não só europeia mas também mundial, tem despertado o interesse no alargamento do eduroam a outras comunidades, como é o exemplo recente da Austrália.

    Portugal foi pioneiro na implementação de uma mega rede wifi a qual, através do projecto e-U, dotou as instituições de ensino superior aderentes, de uma infra-estrutura de rede que permite a mobilidade de toda a comunidade académica entre instituições, garantindo o acesso a um conjunto de serviços comuns.

    A experiência adquirida permite-nos agora engrandecer o projecto e-U, alargando a mobilidade a outras instituições de ensino superior da Europa. Até ao final do ano de 2007, pretende-se que todas as instituições de ensino superior nacional que participaram no projecto e-U, tenham os seus sistemas configurados de forma a garantir que qualquer aluno, docente ou funcionário de uma instituição eduroam em visita à sua instituição, pode usufruir dos mesmos serviços que um utilizador e-U.

    O mesmo se aplicará a um aluno, docente ou funcionário de uma instituição nacional, em visita a uma instituição estrangeira aderente ao projecto eduroam. Neste caso, terá acesso a todos os serviços disponibilizados na rede e-U para um utilizador em roaming.


  • Evolução do e-U


    Portugal foi pioneiro na instalação de uma rede sem fios (wireless) a nível nacional, permitindo que a comunidade académica tivesse acesso a uma infra-estrutura de rede e a um conjunto de serviços, em qualquer instituição de ensino superior, independentemente da sua instituição de origem.

    Desde Outubro de 2003, altura em que se iniciou o arranque do projecto e-U, até aos dias de hoje, a tecnologia wireless evoluiu o suficiente para sermos obrigados a efectuar alterações à infra-estrutura de rede instalada.

    Desde o início da sua utilização que a segurança tem sido a questão mais polémica nas redes wireless. Também é verdade que graças a essa preocupação, a segurança das comunicações nestas redes evoluiu de forma significativa.

    Neste sentido e para garantir a máxima segurança das comunicações efectuadas, somos obrigados a alterar alguns parâmetros de configuração da rede e-U (eduroam). Tratando-se de uma evolução dos standards em uso em alguns equipamentos, a sua compatibilização com sistemas mais antigos não está garantida.

    Aproveitando a alteração do SSID de e-U para eduroam, a qual ocorrerá durante o mês de Setembro, serão introduzidas também nesta altura, as seguintes alterações às configurações de segurança:

                                  SSID: eduroam
                                  Autenticação: WPA
                                  Encriptação: TKIP

    Imprimir  |  Topo da página

  Nesta página


O projecto eduroam
Evolução do e-U


spacer