spacer logotipo spacer
spacer
Inicio | Descrição | Condições | Requisitos | Configuração | Cobertura | Perguntas Frequentes | Contactos | Links
spacer
Perguntas Frequentes


Qual o SSID da rede wireless do ISEC?
Qual o método de EAP suportado no ISEC?
Qual a configuração DHCP do cliente?
Quais os sistemas operativos suportados para VPN?
Quais os sistemas operativos suportados para 802.1x/PEAP?
Para que serve o certificado que tenho de instalar?
Porque é que a minha placa, que funciona bem em casa e nos Hotspots, não funciona no e-U?
Porque é que preciso do Service Pack 1 ou 2 no Windows XP?
Tenho Windows 95/98/2000: como posso aceder?
Porque é que só preciso inserir o meu login/password uma vez?




  • Qual o SSID da rede wireless do ISEC?


    Poderá encontrar o SSID "eduroam-guest", com acesso livre, informação de acesso e configuração do cliente e permitindo a ligação através de VPN, ou o SSID "eduroam" para acesso por 802.1x.


  • Qual o método de EAP suportado no ISEC?

    Os utilizadores do ISEC apenas têm disponível PEAP - MS-CHAP-V2. Os utilizadores visitantes devem consultar a sua Instituição para receber esta informação.


  • Qual a configuração DHCP do cliente?

    A sua configuração de rede deverá estar em modo automático, uma vez que os parâmetros de rede são enviados por DHCP.


  • Quais os sistemas operativos suportados para VPN?

    Todos os sistemas que suportem ligação VPN / PPTP podem aceder à rede wireless. No entanto, o suporte a VPNs limita-se apenas a SO Windows 2000 ou Windows XP. Outros sistemas operativos como Windows 98, Windows ME, Apple Mac OS, Linux, etc. podem aceder à rede cumprindo os mesmos requisitos, mas não poderá ser dado o mesmo suporte à ligação dos mesmos.


  • Quais os sistemas operativos suportados para 802.1x/PEAP?

    O 802.1x é suportado nativamente apenas em Windows XP e MAC OS X 10.3. Os restantes sistemas podem usar um cliente comercial.


  • Para que serve o certificado que tenho de instalar?

    O certificado é um método de resguardo para o cliente de rede sem fios. Quando este se liga
    a um Ponto de acesso sem fios tem início um processo de autenticação com base no certificado. Este processo faz o cliente de rede sem fios assegura-se que a rede a que este se liga pertence realmente ao eduroam. Deste modo o cliente de rede sem fios com um certificado instalado, tem sempre a certeza que fica ligado a um ponto de acesso válido e não um outro qualquer pirata com o intuito de furtar palavras-chave.


  • Porque é que a minha placa, que funciona bem em casa e nos Hotspots, não funciona no eduroam?

    Os pontos de acesso do ISEC têm de obedecer a normas de segurança regulamentadas no projecto eduroam. Na maior parte das vezes essas normas de segurança não são as vulgares e inseguras utilizadas nos Hotspots da Netcabo nem em casas domésticas. O método utilizado para estabelecer uma ligação de rede sem fios do ISEC é o mais seguro possível comummente praticável. Como estas normas se fundamentam em moldes recentemente desenvolvidos e divulgados, é normal muitas das placas de rede sem fios não utilizarem os procedimentos mais recentes. É por este facto que é necessário fazer a actualização dos drivers da placa de rede sem fios para o mais recente possível, de modo a que as últimas normas sejam utilizadas.


  • Porque é que preciso do Service Pack 1 ou 2 no Windows XP?

    O Service Pack é um conjunto de correcções e actualizações para o sistema operativo. Nesta actualização é oferecido um mecanismo intuitivo para configurar a placa de rede sem fios, bem como, as mais recentes actualizações das normas utilizadas na ligação aos pontos de acesso eduroam, nomeadamente o 802.1x.



  • Tenho Windows 95/98/2000: como posso aceder?

    Ao contrário do Windows XP, a configuração de rede sem fios não está usualmente integrada no Windows 95/98/2000. Deste modo a tarefa de configuração de rede não é automática. A maneira mais comum de configurar a ligação é utilizar o software de gestão que vem com a placa de rede sem fios. O Windows 2000 não fornece o 802.1x de origem. Para o Windows 2000 existem duas possíveis soluções para contornar este problema, actualizar o sistema operativo com o último Service Pack, ou, utilizar um cliente comercial de 802.1x. Para o Windows 95/98 resta apenas a utilização de um cliente comercial.


  • Porque é que só preciso inserir o meu login/password uma vez?

    Após o primeiro sucesso de autenticação na rede sem fios, o sistema operativo Windows XP, armazena automaticamente as credenciais (login/password) da conta. Nos acessos seguintes o login e password não voltam a ser pedidos. Se quiser alterar o seu login/password pode executar este ficheiro para limpar as credenciais da cache do registo do Windows XP.

    Para mais informações pode consultar aqui:
    http://support.microsoft.com/default.aspx?scid=kb;en-us;823731


Imprimir  |  Topo da página

 

Nota:
As Redes Sem Fios baseadas nas normas IEEE 802.11 são inseguras, visto terem um canal de comunicação não protegido, partilhado pelos múltiplos utilizadores.
Assim, para garantir a segurança dos dados que circulam nestas redes, torna-se necessário recorrer a mecanismos adicionais de autenticação e cifragem.

Em Portugal, a UMIC recomenda assim a utilização da norma IEEE 802.1x para este fim, em todas as Redes Sem Fios (Wi-Fi) do programa e-U.
Tal significa que os equipamentos portáteis dos utilizadores terão de suportar estes requisitos adicionais.

spacer